dimanche 10 mars 2013

Itaguara. Uma estrela de imaginação e de utopia



Há uma triangulação no itinerário Itaguarense atual em favor da identificação dos valores humanos nos murais realizados pelos artista plástico cubano Francisco Rivero no interior do Museu Sagarana (janeiro de 2012), e agora na Escola Municipal Padre Geraldo e no Posto de Saúde Básica “Geni Alves de Lima” no município de Itaguara, Estado de Minas Gerais.





Não há dúvida de que existe um sentimento lírico muito vivo nestas pinturas murais, e talvez seja este o motor essencial que lhe permite repensar a partir de uma perspectiva atual a natureza fraternal e solidária desse caminho da palavra ao gesto, do sentimento à superfície da parede, onde a poesia se faz pintura ou a pintura poesia...

O mais importante é que ali está ele com sua marca firme, apontando luzes a partir da paleta, colorindo as manhãs e as tardes das pessoas ou desenhando a força do mar... em Minas Gerais. Ousadia a deste pintor de Cuba de propor Oceanos do IMAGINÁRIO desde a entranha artística de alguém que conhece os mistérios da criação.

A verdadeira criatividade de Francisco Rivero está em dar imagem plástica a essa vivência tão profunda que o possui e que termina por incorporar-se em suas obras de maneira que se faça presente nos outros. Com uma originalidade natural, a paisagem aparece em “Itaguara, a beleza desta terra não tem fim” 2012, “As crianças são a esperança do mundo” e em “Saúde e Cultura: um jardim de qualidade de vida” estes dois últimos realizados recentemente em 2013.

Pelo catálogo de recursos utilizados nestes três murais se aprecia a permanência da linha – infalível recurso expressivo do artista – , junto a essa constância de uma tinta plana e pura..., uma técnica mista onde o pontilismo seduz desde o primeiro olhar, em que sobressai o mais profundo de sua alma poética.
Seu pincel tem se enriquecido com o tempo, e tem começado de peito aberto a dialogar com essa diversidade que é o Brasil. O pintor escuta, vê e lê atentamente a favor da construção de sua visão particular interior/exterior.

Um reflexo do anteriormente dito tem como resultado um espaço triangular no caso de Itaguara, onde a ficção do movimento é paralela à ficção de profundidade. Ali, onde sua linha se agita, invade ondulações, sai à tona essa harmonia de tons, em que o artista é o mestre indiscutível da interdisciplinaridade.

Uma estrela de imaginação e de utopia faz possível que o humano seja o centro de atenção primeira tanto na linguagem como na ação. É aí onde encontramos a lucidez da postura cidadã presente e futura.

Obrigado a todos os semeadores de estrelas do mundo.





Fotos, Francisco Rivero














Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire