dimanche 4 novembre 2012

MEMÓRIA DANÇANTE DE YOUSKEVITCH


O 23º Festival Internacional de Ballet de Havana dedicará uma noite de gala pelo centenário do notável bailarino 




Como um gesto de evocadora gratidão, desde que começou a planejar a programação do 23º Festival Internacional de Ballet de Havana, Alicia Alonso decidiu incluir uma noite de gala para homenagear a memória de Igor Youskevitchr, em virtude do centenário de nascimento do notável bailarino. A homenagem ocorrerá no Grande Teatro de Havana no próximo 06 de novembro.




ALICIA E YOUSKEVITCH NOS DIAS DO TEATRO DO BALLET AMERICANO







Essa noite o Ballet Nacional de Cuba reeditará as duas peças que Youskevitch dançou como partenaire de Alicia na primeira apresentação ante o público da companhia fundada pela prima ballerina assoluta, junto a Fernando Alonso, 64 anos atrás. A sesta de um fausto, de Nijinski, e o segundo ato de O Lago dos Cisnes.



Youskevitch foi companheiro de Alicia no afamado Ballet Teatro de Nova York, logo batizado de American Ballet Teatro.


Um casal qualificado como fora de série desde sua primeira aparição, George Balanchine realçou o estrelato de ambos ao conceber especialmente para eles a obra"Temas e variações", coreografia que também ocupará um espaço nessa noite de gala.

Youskevitch apoiou o sonho de Alicia e Fernando de fundar uma companhia cubana, tendo passado a viver em Havana para compartilhar a aventura da gestação do Ballet Alicia Alonso, ponto de partida do atual Ballet Nacional de Cuba.


O bailarino, nascido a 13 de março de 1912 em Piriatin, Ucrania, passando por Belgrado em sua infância e residente em sua juventude nos Estados Unidos, começou a ganhar notoriedade com o Ballet Russo de Leon Woicikowski em 1935, e fundamentou sua arte ao converter-se na primeira figura do Ballet Russo de Montecarlo a partir de 1937.

Após duas décadas de exitosa carreira, se retirou do palco em 1962 para consagrar-se à docência e mais tarde ao reconhecimento de novos talentos com a criação, em 1983, do Concurso Internacional de Nova York, até sua morte em 1994.


















Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire