samedi 14 juillet 2012

Artista cubano, Francisco Rivero, faz visita ao GEANE e, juntos, discutem “a poética pessoal na Arte”.



A poética pessoal na Arte


Ter, 03 de Julho de 2012 13:14




‘Na reunião do dia 26 de junho, o Grupo de Estudos em Arte na Educação, fazendo referência ao documentário ”Amélia Toledo: Razão e Intuição”, assistido no final da reunião da semana anterior, abriu os estudos discutindo a respeito do trabalho da artista, com ênfase na poética da materialidade









Em seguida, foi proposto que fizessem uma reflexão mais profunda sobre o conceito de poética, poética da materialidade e poética pessoal. Nova discussão foi iniciada, a partir da qual se chegou ao entendimento de que essas são construções relacionais baseadas em experiências sensoriais e perceptivas.

Sobre poética da materialidade, foi possível compreender que ela se constrói a partir de uma relação da matéria com a própria matéria, muito para além da intervenção intencional do artista. Viu-se também que a idéia de poética pessoal às vezes é confundida com ineditismo, estilo, autenticidade ou técnica, devido a sua complexidade. Quando, na verdade, qualquer dessas definições corresponderia a um reducionismo.

Discutiu-se também que as experiências estéticas possuem um caráter fenomenal; cada indivíduo possui maneiras singulares de perceber e entender os acontecimentos do mundo a sua volta e, portanto, de expressar-se a respeito do mesmo.

Nessa reunião, o grupo teve também o privilégio de receber a visita inesperada do artista cubano Francisco Rivero, que, muito oportunamente, o contemplou com uma excelente mostra, em forma de relatos de experiência, do quê é e de como se constrói a poética pessoal de um artista. Na reunião falou-se ainda da importância dos professores estarem constantemente proporcionando aos seus alunos experiências estéticas, a fim de aguçar suas percepções para o entrono e colaborar para que construam suas poéticas pessoais.



Palavras chaves: Poética da materialidade – Poética pessoal - Francisco Rivero


Participaram da reunião 12 pessoas

http://www.artenaescolauenf.org/website/index.php?option=com_content&view=article&id=425:artista-cubano-francisco-rivero-faz-visita-ao-geane-e-juntos-discutem-a-poetica-pessoal-na-arte&catid=1:latest-news&Itemid=185








Fotos, Arte na Escola.






















Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire