samedi 2 février 2013

Saudações à "rainha do mar" Salvador de Bahia










Um grande número de fiéis lotam a beira da praia do Rio Vermelho, bairro boêmio de Salvador, à espera da entrega dos presentes que foram concentrados no caramanchão, montado no largo da Igreja de Santana, neste sábado, 2, dia de homenagens a Iemanjá, consagrada pelo Candomblé como Rainha do Mar.
Pescadores começam a colocar os balaios com flores, alfazemas e outros objetos em cerca de 300 barcos para seguir em cortejo, acompanhando o barco Rio Vermelho, e oferecer os presentes em alto-mar para a rainha das águas.









Cerca de 700 mil pessoas, segundo os organizadores, são esperadas, neste sábado, 2, na Festa de Iemanjá, uma das mais belas tradições entre as celebrações populares de Salvador. A festa acontece no bairro do Rio Vermelho desde 1924.
Além de diversos cortejos, que transportam balaios com presentes para a sede da Colônia de Pesca Z1 - e que culminam com a apoteótica saída da oferenda principal do caramanchão da colônia de pesca para o mar - diversas manifestações culturais e festas privadas acontecem durante todo o dia.
Saudações à "rainha do mar" no local têm início desde a noite desta sexta-feira, 1, quando a Colônia de Pesca Z1 abre as portas da sede, localizada ao lado da Igreja de Santana, para  devotos entregarem mimos para serem levados ao mar no sábado - presentes que vão de perfumes e flores, até bijuterias e joias, e que são cuidadosamente arrumados em diversos balaios.





Escultura - Uma alvorada de fogos ao raiar do dia anuncia a chegada do presente principal, todos os anos uma escultura, e que, em 2013, leva a  assinatura do artista plástico Rui Santana, antigo morador do Rio Vermelho.













Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire