mardi 8 novembre 2011

Reencontro com Darcy Ribeiro

Quanta sabedoria e inteligência no caminho da formação educacional.
Com interesse assisti ao encontro de estudantes na Mostra de Extensão UENF/IFF/UFF, no campus Universitário Darcy Ribeiro de Campos dos Goytacases.
Escutando dos próprios alunos sobre os diferentes trabalhos expostos, me recordava do pensamento de Darcy Ribeiro. Tenho muito presente minhas leituras em 1980, em Havana, que me acompanharam em minha aproximação ao Brasil.
Refletindo agora sobre a descentralização das universidades no Brasil, penso que é um passo pequeno, porém positivo em direção ao acesso de todos à educação.
Curiosamente, visto em um determinado ângulo, o edifício me recordou uma pintura de Tarsila Amaral, o Abaporu. Com essa visão, reconheci a importância da leitura de "O Povo Brasileiro", de Darcy Ribeiro.























Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire