mercredi 22 juin 2011

A resistência dos Quilombos

Paris - Franca






Na programação da 7a edição de Brasil em Movimento, no espaço de Cultura Urbana " Confluências ", tivemos a alegria e o prazer de admirar, bem como aprender sobre diferentes temas da vida social e cultural desde grande pais.









Destacaria dois documentarios muitos diferentes no tema, porém com uma base em comum com os Quilombos.
" Até a vista Alcança " de Felipe Calheiros- 20 mn. 2007
O precioso e valioso documentário foca duas associações de Quilombos do Sambaquim e Riachão do Sambaquim, situado no interior do pais.

Em uma reunião dessas associações, ao constatar que apenas duas pessoas de sua comunidade já haviam visto o mar, todos se organizam para fazer uma excursão para conhecer o mar.

Mar este que, por ironia da historia, foi a porta de entrada de seus antepassados quando chegaram a este continente.









Tudo que foi dito anteriormente serve de ponte para o documentário " Invenções democráticas no Quilombo " de David Calderoni e Laura del Rey. 33 mn.-2010.
Outra dimensão de como se enfrenta a injustiça social contemporânea na voz serena e firme de Laura, presidente da associação do Quilombo A Fazenda.

A resistência dos Quilombos tem o assento universal na arte de sobreviver, lutar e vencer fazendo uso da inteligência coletiva e individual.






David Calderoni e Laura




Laura e Francisco Rivero


Tive a oportunidade de falar a Sra. Laura após a projeção do documentário.
Coincidíamos na opinião sobre o inestimável valor da memória para a resistência da ampla e diversa representação de afro descendentes em Nossa América, desde as terra do Sul até o norte deste continente, incluído os países do Caribe.

Bem nos dizem os mais velhos :
O sol não pode sair sem que todos o vejam

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire