mardi 14 juin 2011

Antonio Maceo Grajales

Os fios invisíveis




Homem de honra

Os fios invisíveis que unem os homens na história

Antonio Maceo Grajales nasceu a 14 de junho de 1845, foi um honrado homem, de insaciável curiosidade pela cultura, de ampliadíssima visão humanista e de estreitos vínculos com o povo explorado.

Caráter forjado pela autoeducação

Pode-se afirmar que os dotes de caráter e virtudes revolucionárias de Antonio Maceo são consequência de um esforço pessoal que tem seus fundamentos na formação familiar e social que recebeu desde criança.

A alta espiritualidade e vocação de serviço foi alcançada por um processo de autoeducação.

«(...) Jamais vacilarei porque meus atos são o resultado, o fato vivo do meu pensamento, e eu valorizo o que penso, pois o que penso forma parte da doutrina moral de minha vida. (...)

A conformidade da obra com o pensamento: eis aí a base de minha conduta, a norma de meu pensamento, o cumprimento de meu dever.
Deste modo cabe que eu seja o juiz primeiro de minhas próprias ações, servindo-me do critério racional histórico para apreciar-las, a consciência de que nada pode desculpar o sacrifício do geral humano para o particular. (...)
Vislumbro no horizonte a realização desse meu ideal, quase parecido ao ideal da própria humanidade, humanizado com os grandes feitos que terá que realizar para o porvir. (...) não acharei motivo para ver-me desligado da Humanidade.
Não é, pois, uma política de ódios o que tenho, é uma política de amor; não é uma política exclusiva, é uma política fundada na moral humana (...) não odeio a ninguém nem a nada, porém amo sobretudo a retidão dos princípios racionais da vida".

A meu avô Emiliano Castellano
Acompanhante de A. Maceo nas idéias que mantém a vida









Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire