dimanche 4 août 2013

Artista japonês Manabu Mabe considerado o pioneiro do abstracionismo no Brasil




A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 16 de julho a 8 de setembro, a exposição “Chove no Cafezal - Mabe, da Figura à Abstração”



























Exposição reúne 35 obras do artista japonês Manabu Mabe considerado o pioneiro do abstracionismo no Brasil

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 16 de julho a 8 de setembro, a exposição “Chove no Cafezal - Mabe, da Figura à Abstração”, do artista japonês Manabu Mabe. A mostra vai reunir 30 pinturas e cinco desenhos, realizados entre 1945 e 1959, período em que o artista conquistou o prêmio de Melhor Pintor Nacional, na V Bienal de São Paulo. A exposição, que tem curadoria de Enock Sacramento, esteve na CAIXA Cultural São Paulo este ano, tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Entre as obras da mostra, estão dois trabalhos de naturezas mortas, datadas de 1945, reveladoras de que o artista, naquele ano, já dominava a técnica da pintura a óleo, além de uma paisagem da Colônia Aliança (1947), local para onde Mabe mudou um ano antes, e uma paisagem de Lins (1949).

“A exposição documenta o período de transformação da linguagem pictórica de Manabu Mabe, da figura em direção à abstração, tendência que marcou a arte brasileira no final dos anos 1950 e que teve, na obra do pintor, sua representação mais consistente”, declara o curador.

No dia 6 de setembro (sexta-feira), às 10h, será exibido, no cinema 2 da CAIXA Cultural Rio de Janeiro, o filme “Passos de um sonho”, sobre a vida e a obra de Manabu Mabe, produzido pela TV de Kumamoto, do Japão, e editado recentemente com legendas em português. A entrada é franca, com distribuição de senha uma hora antes da sessão.

Sobre o artista:

Manabu Mabe nasceu em Kumamoto, no Japão, em 1924, e desde criança mostrou interesse pela arte. Migrou para o Brasil com a família, aos 10 anos e, entre 1947 e 1949, já estava em contato com outros pintores de São Paulo, sobretudo de origem japonesa. Em 1950, começou a expor seus trabalhos, dando início a uma carreira artística, influenciada pelo geometrismo de representações estrangeiras, das primeiras bienais, e de artistas construtivistas brasileiros.

As participações em exposições importantes se sucederam até 1959, quando Mabe ganhou o prêmio da V Bienal de São Paulo. Sua arte evoluiu para um abstracionismo gestual muito pessoal, que concilia vigor e delicadeza, oriente e ocidente, apolíneo e dionisíaco. Mabe morreu no dia 22 de setembro de 1997, em São Paulo.

Informações e entrevistas:
Aline Borba – (21) 3352-1905 / 7901-9575 – aborba@sevenstarmkt.com.br

Serviço:

Exposição Chove no Cafezal  Mabe, da Figura à Abstração
Abertura para convidados e imprensa: 15 de julho de 2013 (segunda-feira), às 19h
Visitação: de 16 de julho a 8 de setembro de 2013 (de terça-feira a domingo)
Horário: das 10h às 21h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Entrada franca
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural















Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire