Paço Imperial
Centro Cultural Paço Imperial
Espaço arquitetônico privilegiado, o Paço Imperial tornou-se, desde a sua restauração na década de 80, um Centro de Exposições e Eventos que preserva a memória histórica e incorpora as inovações de nossa cultura.
Construído em 1743, foi usado primeiramente como Casa dos Vice-Reis do Brasil. Com a chegada da corte de D. João VI ao Rio de Janeiro, e a elevação da colônia à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves, o Paço se transformou em sede dos governos do Reinado e do Império.
Após a Proclamação da República, nele foram instalados os Correios e Telégrafos. Em 1938, foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, e hoje é um dos marcos da história cultural do Rio de Janeiro.
Desde que o Paço Imperial se transformou em um lugar aberto a exposições e eventos culturais, a linha de atuação adotada encontra uma metáfora concreta na restauração feita entre 1982 e 1985, que mescla elementos originais do prédio com outros contemporâneos.
Convivem no Paço Imperial, em perfeita harmonia, Aleijadinho, Joseph Beuys, Maria Clara Machado, John Cage, os Rolling Stones, Helio Oiticica e Mestre Valentim.
No primeiro andar do prédio, está instalada a Biblioteca Paulo Santos. Formada por este historiador da arquitetura e do urbanismo, a Biblioteca reúne um acervo de 6 mil volumes e 200 títulos de periódicos, a maior parte deles especializados em arte e arquitetura luso-brasileiras.
As demais salas do prédio estão permanentemente abertas para exposições temporárias de artes plásticas, eventos teatrais, concertos musicais, clássicos e populares, assim como para palestras e seminários relacionados às temáticas das exposições realizadas.
No andar térreo, são oferecidos diversos serviços, com o mesmo rigor e qualidade de seus eventos culturais, que resgatam a tradição de trocas de serviços desse local.
Os livros registram que, no mesmo espaço atualmente ocupado pelas lojas, funcionava, no século XVII, o melhor ferreiro do Rio de Janeiro. A primeira planta em escala da cidade, feita em 1713, assim como os vestígios arqueológicos revelam que no Paço Imperial funcionaram ainda a Casa da Moeda e o Armazém del Rei.
Endereço: Praça XV de Novembro, nº 48 - Bairro Centro
Cidade: Rio de Janeiro - RJ CEP: 20.010-010 Telefone(s): (21) 2215-2622, 2533-4207 , 2533-7762 . 2533-0964 e 2533-440 Fax: (21) 2533-4359 e 2533-6613 Email Geral: paco@pacoimperial.com.br Site: http://www.pacoimperial.com.br |
Construit au XVIIIe siècle pour servir de résidence aux gouverneurs de la capitainerie de Rio de Janeiro, le palais devient ensuite la résidence des vice-rois du Brésil, puis du roi Jean VI de Portugal et enfin des empereurs du Brésil . Aujourd'hui, le palais abrite un centre culturel.
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire