jeudi 19 juin 2014

MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR)




O Museu de Arte do Rio, uma das âncoras culturais do Porto Maravilha, é um espaço dedicado à arte e à cultura visual. Inaugurado na comemoração dos 448 anos do Rio de Janeiro, dia 1º de março de 2013, tem 15 mil metros quadrados de construção e oito grandes salas de exposição, duas para cada mostra. Ao lado do museu está a Escola do Olhar, destinada à educação e que desenvolve programas de formação continuada em artes e cultura visual com professores e educadores. A escola tem parceria com universidades, instituições museológicas, Organizações não governamentais (ONGs) e programas de educação não-formal, construindo espaços de pesquisa, seminários, workshops e cursos.






Os dois prédios que compõe o complexo passaram por muitas obras. O Palacete Dom João VI, inaugurado em 1916 e tombado pelo município em 2010, foi submetido a um longo e meticuloso processo de restauro para se transformar no pavilhão de exposições do MAR. Um dos maiores desafios da equipe da obra foi unir dois edifícios tão diferentes. A harmonia entre os imóveis foi possibilitada pela cobertura fluida que lembra ondas do mar, uma das características mais marcantes na arquitetura do complexo. Profissionais de diferentes áreas de conhecimento participaram desse processo - arquitetos, carpinteiros, pintores, artistas e administradores.
A visitação é feita de cima para baixo. Os visitantes sobem até o último andar da Escola do Olhar, onde há um terraço com vista para a Região Portuária. De lá, têm acesso aos pavilhões com as mostras do museu. O último andar é dedicado ao Rio de Janeiro e tem sempre exposições dedicadas ao tema. Os outros três pavilhões trazem exposições com temáticas variadas que duram aproximadamente três meses cada. O site do MAR disponibiliza a programação completa.










O MAR apresenta um programa de visitas educativas oferecido a estudantes das redes públicas e particulares, ONGs, associações e grupos diversos. São feitas de terça a sábado em horários definidos entre 9h30 e 15h. Para agendar uma visita é necessário mandar e-mail para agendamento@museudeartedorio.org.br ou ligar pra 3031 2742.







O programa Porto Maravilha Cultural também oferece aos visitantes do museu oportunidade de conhecer melhor a Região Portuária. O tour gratuito levará os interessados a pontos históricos e culturais do entorno do museu em visitas educativas às terças-feiras, aos sábados e domingos, 10h30, 12h30, 14h30 e 15h30.
Desde a sua inauguração, o museu oferece cursos de formação com professores e encontros com os vizinhos do MAR (programa que envolve a comunidade em ações culturais e dá livre acesso aos moradores do entorno às exposições e aos programas da Escola da Olhar). O complexo também garante a acessibilidade em estruturas físicas, além de promover ações educativas voltadas ao público com necessidades especiais.
Serviço
Endereço: Praça Mauá, 5, Centro, Rio de Janeiro
Horário de funcionamento: De terça-feira a domingo, das 10 às 18h (venda de ingressos até 17h e acesso as salas de exposições até 17h15). Especialmente no horário de verão funcionará, o museu funcionará até 20h toda terça-feira (venda de ingressos até 19h e acesso as salas de exposições até 19h15).
Ingressos: R$8 a inteira, R$4 a meia e gratuito toda terça-feira
Restaurante Mauá: De terça a quinta, das 12h às 17h, e de sexta a domingo, das 12h às 20h.
Cristóvão Café e Bistrô: Acompanha o horário do museu
Não há estacionament













Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire