mardi 1 avril 2014

RESISTIR É PRECISO Esposicion.



12-02 a 28-04
CCBB, Rio de Janeiro


Exposição que marca os 50 anos da ditadura militar no Brasil (1964-1985) idealizada pelo Instituto Vladimir Herzog, apresentando as lutas pela reconstrução da democracia por meio das artes plásticas, obras de fotojornalismo, videodepoimentos e documentação do período.
A mostra reúne um expressivo conjunto de obras de arte e documentos históricos que apresentam a militância de artistas que denunciaram abusos e crimes da ditadura militar brasileira. Entre os painéis da exposição está a coleção de Alípio Freire, jornalista e ex-preso político, que reuniu obras de artistas plásticos como Sérgio Freire, Flávio Império, Sérgio Ferro e Takaoka – produzidas no período de cárcere, no presídio Tiradentes, em São Paulo.
A mostra traz também ilustrações de Rubem Grilo, ilustrador de publicações como Movimento, Opinião e Pasquim – da década de 1970 – e imagens dos fotojornalistas Luis Humberto e Orlando Brito, que têm importante participação nos registros da história do País. Ambos registraram fotos na ditadura que expressavam o cotidiano político brasileiro. Muitas dessas imagens foram censuradas e só mais tarde se tornaram conhecidas.  






BUUM ! 1969. Marcelo Nitsche


Sao Sebastiao ( Mariguehla ) 1969 - 1970. Sergio Ferro.










Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire