dimanche 6 octobre 2013

Exposição: “Andersen volta ao Rio”




Se reconhece que a arte é o meio universal pelo qual se estabelece um diálogo entre as diferentes culturas.

Ao apreciar as obras de Andersen, o conhecimento de uma região do Brasil como a do Paraná resulta em um espírito impressionista deslumbrante para mim, pelos sujeitos que aparecem nas obras que integram a Exposição: “Andersen volta ao Rio”


























Alfredo Andersen

O Centro Cultural Correios recebe expressiva mostra do artista após quase 30 anos de sua última exposição no Rio de Janeiro.
Alfredo Andersen
A mostra do artista norueguês Alfredo Andersen (1860-1935) reúne cerca de 50 obras, de diferentes dimensões, pertencentes a acervos de coleções públicas e particulares. Sua obra retorna ao Rio de Janeiro após quase 30 anos. Em 1984, 49 anos após seu falecimento, uma exposição no Museu Nacional de Belas Artes reuniu grande parte de sua criação. Antes disso, em 1918, seus trabalhos foram apresentados na cidade, na Galeria Jorge.
Reconhecido pela sua paleta iluminada, que utilizou para captar a luz da região, tão distinta da sua Noruega, o impressionista Alfredo Andersen não foi só um excelente paisagista, mas também um artista de rara sutileza no que diz respeito a retratar determinados momentos da vida cotidiana, que transparecem certa melancolia.
Dentro deste contexto, a obra "Paisagem de Santa Teresa" certamente expressa bem seu olhar sensível. Pintado em 1925, é um dos registros de sua passagem pela cidade do Rio, assim como "Rio de Janeiro", de 1926, afirma Ronald Simon, Diretor do Museu Alfredo Andersen, em Curitiba.
Alfredo Andersen se estabeleceu no Paraná em 1892 e lá permaneceu até sua morte, em 1935, tendo contribuído como artista e professor de toda uma geração de importantes artistas do Estado. "A exposição no Centro Cultural Correios, sem dúvida será uma oportunidade para conhecer o trabalho deste artista que tão bem observou a natureza e a gente do nosso país", conclui Ronald Simon.
Serviço
Exposição: Alfredo Andersen
Abertura: 4 de setembro de 2013, às 19h
Visitação: de 5 de setembro a 6 de outubro ? terça-feira a domingo, das 12h às 19h - Grátis
Centro Cultural Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20. Centro - Rio de Janeiro - 2253-1580.
Apoio Cultural: Centro Cultural Correios











Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire