jeudi 2 février 2012

Lembraça da Reinha do Mar. Rio Vermelho, Salvador

O que antes era uma curiosidade de criança, hoje virou devoção.

Homenagens à “rainha das águas”, que acontece todo dia 2 de fevereiro no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. “Iemanjá é mãe de todos os santos e merece todas as homenagens, reverência e respeito, afinal, ela é a mãe de todos os orixás”.




Mãe-de-santo Ana Cristina Almeida.




Flores, espelhos, brilhos, maquiagem fazem parte das oferendas para a vaidosa Iemanjá



A festa
As homenagens a “rainha das águas” acontece tradicionalmente desde 1923.

A iniciativa partiu de 25 pescadores. O grupo buscou na fé a solução para a falta de peixes. Inicialmente a homenagem era chamada de "festa da Mãe D'água" e realizada em conjunto com a Paróquia do Rio Vermelho.


Na década de 60, o padre resolveu por fim ao sincretismo e, desde então, os pescadores decidiram homenagear apenas o orixá.

Colares, espelho, flores e velas são os presentes mais levados pelos fieis, afinal acredita-se que Iemanjá seja uma mulher bonita, de grande ventre, seios volumosos e muito vaidosa. Os devotos levam os produtos que são entregues na colônia do Rio Vermelho e levados por pescadores durante uma procissão marítima marcada para sair às 16h. Alguns preferem entregar pessoalmente as oferendas, e jogam ao mar as flores e outros itens.







Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire