mercredi 24 novembre 2010

Dia Nacional da Consciência Negra. Distrito de Rosal. RJ





Rosal, situada na serra de Bom Jesus,
me agrada tanto como o imenso mar.
No dia 21 de novembro, no distrito de Rosal, tivemos a honra de assistir a eventos relacionados com o dia nacional da consciência negra.
Um programa diverso e variado confeccionado pelos próprios cidadãos que ali vivem. Poderia mencionar em especial as senhoras dona Ana e dona Zeni. Pensei: que ótimo lugar para aprender mais de como esse dia é percebido por parte do povo.







Em Rosal, se celebrou uma missa solene na igreja do lugar, estando presente, entre outros, a prefeita Branca Motta.








“Zumbi” significa a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão e a resistência ante a injustiça das explorações econômicas da escravidão colonial.
A luta contra a escravidão possui resposta comum tanto no Brasil quanto na ilha de Cuba. Se o espaço desta resistência foi denominado pelos portugueses “quilombos”, em Cuba os colonos o denominaram “palenque”.
Se uma figura como “Zumbi” fosse viver desta justa resistência no Caribe Hispano, mencionaria uma mulher que animou e modernizou com sabedoria essa luta: “Carlota”. Mulheres e homens sobreviveram do genocídio do tráfico de escravos em direção às Américas.

Na sala da Escola Municipal havia uma exposição alusiva ao tema. Pela disposição e conteúdo no espaço, tal pareceria que era uma proposta autêntica na expressão de “Instalação” própria para ser apresentada na atual bienal de arte de São Paulo.








Apreciando esse dia nacional da consciência negra, me animo a pensar que no devir dos tempos futuros este dia significará uma jornada da consciência cidadã e, porque não, estar ativo como cidadão nos 365 dias de um ano contra a intolerância, o preconceito e a ignorância que destroem a condição humana. Tenho fé em um Brasil múltiplo e diverso de respostas positivas aos direitos humanos, que é um direito de todos.




















Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire