samedi 11 août 2012

“ América, não apagues tuas Lâmpadas “ INSTALLATION



A exposição Pablo Neruda no Brasil







Aqui está uma obra plástica composta por elementos diferentes porém que se complementan uns aos outros.


É a homenagem à America latina e ao Caribe que em todas suas diversidades de longitudes e latitudes geográficas nos surpreendem com sua energia fundadora de esperanças certeiras.

A exposição Pablo Neruda no Brasil é um convite para falar e cantar nossa contemporaneidade, como também ocorreu com os amigos de Neruda. Me refiro a dois deles, que foram para mim homens de seu tempo, tanto por seu compromisso cidadão, como por seu labor literário: Jorge Amado, Zelia Gattai, anfitriões queridos nessa “mariposa verde” chamada Brasil, bem como o poeta cubano Nicolas Guillén.

São diáfanos e vitais seus aportes, são como sementes que germinam com o desejo que temos de nos conhecermos melhor através da linguagem e do tempo. Há algo cósmico neste vasto território que me mobiliza como artista plástico.

Da obra e sua motivação em seu conjunto, posso dizer que esta foi impregnada de ternura, de generosidade, de contradições e também das tristezas desse indivíduo americano. No espaço desta composição, os suportes como tecido, madeira e outros se aproximam no silêncio que me inspiram os homens e mulheres que iluminam para sempre o caminho de profundidades latino-americanas e caribenhas. Cheguei ao Brasil pelas estradas das águas descritas pela prosa e poesia de Jorge Amado, Pablo Neruda e Nicolas Guillén.

Ao ar ! O amplíssimo azul celeste !

Alegria, Alegria. Hoje 10 de agosto de 2012 celebramos o centenário de nascimento de Jorge Amado.

Obrigada ao ECLB pela ideia e organização desta jornada de amizade e arte.















Fotos, Francisco Rivero











Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire