dimanche 18 septembre 2011

De Salvador da Bahia a Paris.

A lavagem da escadaria para a Igreja de Madalena, uma ação de divertimento cultural que encerra com um desfile: o programa cultural Brasileiro de 13 a 18 de setembro de 2011 em Paris.


Os 28 degraus da Igreja de Madalena, sempre floridos e com desenhos de jardins que variam ao longo do ano, foram o cenário nesta tarde de domingo, dia 18, para a manifestação.

É uma igreja que não passa despercebida por sua forma uniforme e grandiosa. Este bairro de Paris é lugar de atividades de negócios e de turismo.
Acontece que é mais conhecida pelos turistas estrangeiros, que pelas pessoas do lugar. Além disso, a população que a circunda é uma das mais baixas da cidade em número de habitantes.
O aspecto físico do edifício é por si mesmo monumental e para dizer a verdade, pouco religioso em seu exterior. Com um aspecto de força e severidade, este bem pode acabar atemorizando os que caminham em seu entorno.
A isso se soma a reputação de ser um lugar de atos de prestigio social de personalidades. Em geral se diz que “é uma igreja para os grandes deste mundo”... é por isso que as pessoas simples de Paris não a conhecem, estando muito longe da valorização feita pelos cidadãos de Salvador da Bahia em relação à conhecida igreja do Bonfim.

É precisamente esta particularidade que os organizadores deste programa parisiense recriaram a partir desse rito ancestral e fervorosamente popular dos baianos no mês de janeiro no Brasil.

Há que dizer que esta igreja da Madalena é atípica em sua visibilidade. A conhecida qualidade musical dos ofícios religiosos é de alto profissionalismo, o mesmo ocorre com seus concertos de arte sacra. Esta distinção cultural artística é baseada em uma inspiração cristã.

Voltando à arquitetura do edifício, entre os pórticos laterais se encontram os santos, porém dispostos de uma forma sábia, alternadamente mulheres e homens em sua santidade.
Interpreto isso como uma forma de equilíbrio de um para com o outro.







Entre arcanjos e anjos guardiães tenho uma ardente alegria, como a honra de uma benção de uma mãe de santo que está a meu lado.
A ideia do real maravilhoso latinoamericano é possível entre os pórticos da igreja da Madalena em Paris.













Chegada e entrada do desfile de encerramento, à entrada da igreja.






















Um trio elétrico com a presença criativa e enérgica de Carlinhos Brown.




No terraço do CAFÉ “O Colibri” (Beija-Flor), uma filha de santo oferece ao olhar de todos o frescor e a serenidade de sua presença em um elegante vestido de tecidos e de bordados de paz.






Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire