samedi 29 septembre 2012

Abertura e uma aproximação maior. Itambacuri. MG. Brasil



Peças artesanais dos presos de Itambacuri são expostas em evento cultural







Linhas, barbantes, madeira e palitos de picolé são as matérias-primas de peças artesanais produzidas por cerca de 40 detentos do presídio de Itambacuri, no Vale do Rio Doce. As peças estão expostas no Circuito Cultural Artes entre os Povos, que evento com a participação de 13 municípios da região. Artistas de Cuba, Argentina e Chile também estão entre os expositores.


Os tapetes, bolsas, bonés, barcos e carrinhos são produzidos há cerca de um ano e têm contribuído para a ressocialização dos presos, pois a família participa ativamente no trabalho, tanto no fornecimento do material necessário para a produção quanto na venda das peças.

O aprendizado do ofício faz parte da política de ressocialização do sistema prisional de Minas Gerais, baseada em dois pilares: trabalho e educação. Atualmente, segundo a Secretaria de Defesa Social, cerca de 12 mil presos do Estado trabalham enquanto cumprem pena e outros 6.000 estão matriculados no Ensino Fundamental ou Médio.

ABERTURA - A psicóloga do presídio de Itambacuri, Irislaine Feliciano, explica que o artesanato trouxe uma aproximação maior com os familiares dos apenados e abertura para que os profissionais de psicologia e assistência social possam ajudá-los. "O convite para a participação neste evento é de grande importância para a autoestima dos detentos e mostra que o trabalho tem qualidade", afirma.

O Circuito Cultural Arte entre os Povos é um evento itinerante e tem o apoio do Museu Histórico Regional de Itambacuri e da Rádio São Francisco FM. Já esteve nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, e agora visitará mais dois outros municípios de Minas (Conceição de Ipanema e Manhuaçu, distrito de Sacramento ).

Durante o encontro, os artistas cubanos Adela Gutiérrez, Francisco Rivero e Ilén de la Cruz oferecem oficinas de pintura em couro, pintura e danças caribenhas. Participam também artistas do Espírito Santo, Rio de Janeiro. Na noite do encerramento, cantores e trovadores argentinos, chilenos e cubanos farão uma apresentação. Foram programadas, ainda, exposições, oficinas, palestras apresentações musicais e teatrais e uma feira do livro.

                       

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire