samedi 11 août 2012

Encontro " A América Latina Somos Todos Nós "










A AMÉRICA LATINA EXISTE?





Afinal, o que define a América Latina? Sua extensa unidade continental? Uma oposição à América rica dos anglo-americanos? As linhas geopolíticas dos países do continente americano? A homogeneização das línguas latinas faladas na região? Uma origem comum de colonização? Uma identidade cultural?

As pistas para essas perguntas podem ser encontradas em Darcy Ribeiro, um dos intelectuais brasileiros que mais se debruçou sobre o continente latino-americano e a questão da latinoamericanidad.

Para esse pensador, uma das bases da existência da América Latina está no processo civilizatório comum que deu origem a uma população resultante do cruzamento de índios, europeus, asiáticos e africanos.

Essas populações neoamericanas constituíram-se em sociedades étnico-nacionais “cuja visão de mundo, modos de vida e aspirações – essencialmente idênticos – fazem deles um dos ramos mais floridos do gênero humano”.

Assim, continua Darcy Ribeiro, esse povo mestiço que é a população latino-americana, guarda “heranças tomadas de todas as matrizes da humanidade”.

A unidade essencial da América Latina tem, assim, raízes históricas, formando “um conjunto de povos, não só singular frente ao mundo, mas crescentemente homogêneo”. Essa homogeneidade é particularmente expressiva no plano lingüístico e cultural.

Assim, podemos responder em uníssono com Darcy Ribeiro à pergunta: “Existe uma América Latina?”: “Não há dúvida que sim”.

Texto, ECLB






Mesa Redonda " Eu vejo o outro em mim "
O olhar que fazem entre si os povos latino-americanos

Carlos Pronzato - cineasta argentino.
Bolivar Almeida - Prof. História - Porto Alegre.
Pablo Fernabdez - Trovador argentino.
Francisco Rivero - Artista plastico cubano.
Mediador : Gustavo Gomes Lopes - Prof. Historia IFF - Campus Campos - Guarus






Fotos, ECLB










Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire