Com o título de Patrimônio Cultural como paisagem cultural urbana concedido pela UNESCO à cidade do Rio de Janeiro.
Visitar a coleção de pintura de paisagens sobre o Rio, realizada por pintores locais e estrangeiros entre finais do século XIX e princípio do século XX que fazem parte da coleção permanente do Museu de Belas Artes,
Apreciar os valores e beleza desta outra margem.
São para mim novos ângulos de paisagem do Rio desde a outra margem da Bahia de Guanabara. Estes pintores tomaram como pontos de vista para seus temas a cidade de Niterói, praia de Boa Viagem, Ingá, Icaraí, São Francisco, Charitas.
Uma obra de formato mediano que chamou minha atenção por sua correspondência maravilhosa com o que se pode apreciar se passeamos hoje pelo calçadão em direção ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói.
É claro que as modificações urbanísticas deixaram cicatrizes nesse entorno, porém há elementos naturais que estão ali e que se apreciam na obra do pintor francês Vinet.
Fotos, Francisco Rivero
Rio em favor de uma Harmonia Sagrada entre natureza e a vida.
Atendendo às impressões do conjunto desta coleção, a gente deseja para os cidadãos do Rio que reflitam e atuem para que alcancem um equilíbrio de futuro em favor de uma harmonia renovadora entre qualidade de vida e habitat, onde o humano seja o prioritário.
Porque se DEUS benzeu esta cidade, bem se deve retribuir a Ele com ações positivas para o Rio.
Que pensam vocês?
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire